Inscreva-se na Newsletter

Inscreva-se na nossa Newsletter e receba actualizações e notícias da CJP-CIRP no seu e-mail.




Contador de visitas

mod_vvisit_counterHoje56
mod_vvisit_counterOntem697
mod_vvisit_counterEsta semana2981
mod_vvisit_counterÚltima semana3029
mod_vvisit_counterEste mês8311
mod_vvisit_counterÚltimo mês10312
mod_vvisit_counterTotal438334

Visitantes Online: 7

Login

Comissão Justiça e Paz - CIRP
O Cardeal Bergoglio solidariza-se com os descartados Versão para impressão
Sexta, 04 Setembro 2009 00:00

O arcebispo de Buenos Aires e primaz da Argentina, cardeal Jorge Mario Bergoglio, solidarizou-se hoje com aqueles que sofrem situações de escravatura ou são “descartados” na cidade, e exortou-os a "gritar" para que "esta infernal máquina de exclusão e descarte mude o coração".

"Temos que lutar todos juntos para que esta cidade se dê conta da situação em que caiu e chore. E se corrija e haja justiça. Gritemos com força e sem medo. Não à escravatura, não aos que estão a mais, não aos jovens, aos homens e às mulheres como material descartável", sublinhou ele na missa na Plaza Constitucion com mulheres resgatada de redes de prostituição, vítimas de exploração laboral, cartoneiros e costureiras saidas de lojas clandestinos. Advertiu que "nos querem tirar a força, roubar a dignidade", e assegurou que "se nos juntarmos, haverá menos escravos" na cidade. "Vale a pena gritar, vale a pena lutar para que não haja mais escravatura", salientou no meio de aplausos.

 

Continuar... [O Cardeal Bergoglio solidariza-se com os descartados]
 
Plataforma por Darfur lembra drama por resolver Versão para impressão
Segunda, 27 Julho 2009 13:26

20090728_pordarfur_essa_cruzA Plataforma por Darfur, promove no próximo dia 28 de Julho uma Mesa-Redonda na Sociedade Histórica da Independência de Portugal, seguida de uma acção de rua, com concentração no Rossio. As iniciativas decorrem, respectivamente, pelas 17h00 e as 18h30.

Na mesa-redonda estarão o Pe. Feliz, missionário Comboniano, português, que trabalha no Darfur - Nyala - desde 2006 e o jornalista Paulo Moura, que visitou o território.

Segundo os promotores da iniciativa, o objectivo é manter o tema na actualidade, junto da opinião pública, lembrando o drama humanitário no Darfur e dando a conhecer os projectos que estão a decorrer no terreno.

Continuar... [Plataforma por Darfur lembra drama por resolver]
 
Substituir o medo pela confiança Versão para impressão
Domingo, 26 Julho 2009 00:00

Quando há quatro anos foi lançada a campanha contra as armas ligeiras, a reacção foi de estranheza, como que se de questão exótica se tratasse. Hoje, porém, já se assume como algo que nos bateu à porta e com vontade de ficar.

Já não surpreende uma notícia de assalto à mão armada a um banco, a uma caixa multibanco, a uma farmácia, a um supermercado, ou um roubo ao mais pacato cidadão que vai a sair de casa ou a entrar no carro; ou mais grave, o abater a sangue frio aquele que estiver no meio de uma confusão, mesmo que para manter a ordem e a lei. Já não se estranha ouvir falar da escola como palco de repetidas quezílias entre grupos, ficando a sua principal missão, que é educar, secundarizada perante o deprimente espectáculo de uma instituição sem projecto, sem autoridade e sem a nobreza que a caracterizava; ou ainda as relações de vizinhança acorrentadas por energúmenos que da força e da violência fazem lei, perante um sistema de justiça que parece limitar-se à sua intocabilidade em termos formais, desacreditando-se perante a ineficácia das suas intervenções e criando a convicção da impunidade para o prevaricador e da sua inutilidade para a vítima; finalmente ainda a violência no seio da família, transformada em pensão, sem afectos, sem respeito e sem autoridade.

Continuar... [Substituir o medo pela confiança]
 
Seminário Direitos Humanos e Destituição Versão para impressão
Segunda, 20 Julho 2009 16:29

Seminário Direitos Humanos e DestruiçãoO Serviço Jesuíta aos Refugiados (JRS) irá realizar um Seminário com o tema "Direitos Humanos e Destituição", que terá lugar já no próximo dia 23 de Julho, pelas 9h00, no auditório do Centro de Informação Urbana de Lisboa (CIUL), Picoas Plaza.

O termo "destituição" deriva da palavra latina destituere, que significa deixar para trás, desistir, esquecer, abandonar. No contexto do presente seminário, este termo refere-se à população migrante e compreende 3 dimensões: privação de bens materiais (incapacidade de satisfazer as necessidades básicas); total falta de controlo sobre a vida; situação de exclusão social. A destituição é uma realidade ainda mais gritante no âmbito da crise económica actual, podendo provocar situações de grande vulnerabilidade e constituir uma ameaça aos direitos humanos.

O Seminário pretende reflectir sobre a realidade dos estrangeiros destituídos em Portugal, identificando problemas e apontando possíveis soluções. No dia 10 de Dezembro de 2009, Dia Internacional dos Direitos Humanos, o JRS Portugal irá lançar um livro com os conteúdos e debates deste Seminário.

Continuar... [Seminário Direitos Humanos e Destituição]
 
Crise humanitária no Darfur Versão para impressão
Quinta, 09 Julho 2009 12:14
A Cáritas afirma que a pobreza e o sofrimento no Darfur e no sul do Sudão chegaram a um patamar que indica que ali há uma crise humanitária permanente. A insegurança naquelas regiões causa desestabilização e cria mais sofrimentos, adverte a agência internacional.
Continuar... [Crise humanitária no Darfur]
 
<< Início < 51 52 53 55 57 58 > Final >>

Pág. 55 de 58