Inscreva-se na Newsletter

Inscreva-se na nossa Newsletter e receba actualizações e notícias da CJP-CIRP no seu e-mail.




Contador de visitas

mod_vvisit_counterHoje525
mod_vvisit_counterOntem609
mod_vvisit_counterEsta semana2753
mod_vvisit_counterÚltima semana3029
mod_vvisit_counterEste mês8083
mod_vvisit_counterÚltimo mês10312
mod_vvisit_counterTotal438106

Visitantes Online: 7

Login

Lutar contra ou construir a paz ? Versão para impressão
Quarta, 03 Abril 2013 14:18

A novidade pascal

amendoeira-florNo passado Domingo de Páscoa, o fr. Bento Domingues no jornal Publico, escrevia: “Acontece com frequência que a obsessão pela ortodoxia não deixa ver que o verdadeiro inimigo da fé cristã se aloja na mediocridade cultural, nas receitas de espiritualidade acéfala, no rubricismo pseudo-litúrgico esquecido das exigências da linguagem simbólica para dizer a novidade da graça do Espírito Santo e, sobretudo, numa organização económica, social,
cultural e política geradora de exclusão.”


Isto faz-me pensar na dificuldade da diversificação do pensamento teológico para além do contexto marcadamente europeu. Quando é que Deus, que é inefável, será manifestado noutros símbolos, com outras imagens, provenientes de outras maneiras de dizer e viver a vida, de pensar, de se situar perante os outros e o mundo, sempre com referência Àquele que não cabe em nenhuma das nossas categorias ? Que pensar do pensamento/praxis da América Latina, da profundidade religiosa do berço das grandes religiões que é a Ásia, da mundividência dos africanos, tão profunda quão curta e mesquinha é ideia que dela se faz no chamado Norte desenvolvido ? Não fosse essa profundidade eles já estariam por terra apáticos e indiferentes perante as condições de vida que lhes são proporcionadas.

Teolog libO ISTA promove um Curso Livre sobre “Uma fé libertadora... Possível uma Teologia da Libertação hoje, em Portugal ?”, orientado pelo fr. Rui Manuel Grácio das Neves, op, aliás no seguimento de um outro curso sobre a “Espiritualidade Latino-americana da Libertação”, realizado no ano passado; a sua presença na América Latina durante anos, mas também na Ásia, o seu estudo e a sua reflexão são um idóneo cartão de apresentação . O principal objetivo deste curso é obter uma informação crítica, científica, mas também pastoral, desta corrente de pensamento-práxis. Ao mesmo tempo formar uma consciência cristã crítica sobre o mundo que nos rodeia, lido de uma forma evangélica e libertadora.

Flyer A5 Religioes Islao 2Também em tempo de paradoxal aproximação/crispação entre as duas religiões com mais  seguidores, cristianismo e islamismo, há toda a conveniência, porque esse é o caminho da sabedoria, em criar pontes e dar as mãos entre elas na fidelidade ao Deus único que é o princípio e a referência fundamental para ambas, em vez de ir aumentando o arsenal de razões para repetir o que de disparatado já em tempos se fez. E a aproximação da sabedoria faz-se por pequenos passos, os possíveis, ultrapassando a tendência nazi-fascista que também no campo religioso encontra nichos, preconizando que uns poucos poderão abrir a boca para dizer a sabedoria, enquanto que a maioria deve fechá-la; eles nasceram para mantê-la fechada, porque está vazia. E porque a ignorância pode ser o começo dos maiores e mais perigosos erros, há que aproveitar as oportunidades para ultrapassá-la. Vem este pensamento a propósito de um Curso sobre o “Islão”, ministrado pelo Professor Paulo Mendes Pinto, da Universidade Lusófona e da Universidade de Lisboa. Será um curso em 8 sessões, de duas horas, em horário pós-laboral, às terças-feiras, no MAPA nas Amoreiras. Conhecer-se, respeitar-se e colaborar num objetivo comum (o bem de todos) são as colunas sobre as quais se constroem as pontes, abolindo as barreiras da separação.
V.G.

Aqui ficam duas sugestões.

Para mais informação clique aqui:
    Curso livre”Uma fé libertadora” 
    Curso “Islão”