Inscreva-se na Newsletter

Inscreva-se na nossa Newsletter e receba actualizações e notícias da CJP-CIRP no seu e-mail.




Contador de visitas

mod_vvisit_counterHoje81
mod_vvisit_counterOntem250
mod_vvisit_counterEsta semana1063
mod_vvisit_counterÚltima semana2980
mod_vvisit_counterEste mês5259
mod_vvisit_counterÚltimo mês8125
mod_vvisit_counterTotal463278

Visitantes Online: 5

Login

Violência
Para uma breve descrição desta área carregue aqui.

Audição Pública - As "Armas" da Violência Versão para impressão
Quarta, 14 Abril 2010 11:27

20100424_Armas_da_ViolenciaO Observatório Sobre a Produção, Comércio e Proliferação de Armas Ligeiras da Comissão Nacional Justiça e Paz constata, com grande preocupação, que a sociedade portuguesa dá sinais de violência que atravessa diferentes meios sociais (família, escola, locais de comércio, de diversão ou de prática desportiva, a rua), praticada por indivíduos de diferentes grupos etários, adultos e jovens e de ambos os sexos, e que grassa por todo o território, com particular incidência nas zonas urbanas e suburbanas.

O recurso ao uso de armas mais ou menos sofisticadas é frequente, indiciando que a proliferação de armas (legais ou ilegais) na posse de particulares teima em persistir.

Continuar... [Audição Pública - As "Armas" da Violência]
 
Será que Jesus disse tal barbaridade ? Versão para impressão
(2 Votes)
Sábado, 13 Fevereiro 2010 00:25

20100213_pros_gaFoi há dias inaugurado o Gabinete de Apoio a Mulheres Prostituidas e em Risco. Não foi fácil chegar aí até porque a apresentação do projecto à Segurança Social deparou com um obstáculo sério: as prostitutas não existem oficialmente e, portanto, não constam de nenhuma das suas alíneas. No entanto, com paciência e uma boa dose de bom senso, lá se chegou à conclusão de que um fenómeno de tal dimensão não pode ser ignorado. E assim foi possível avançar. Um dos presentes no evento foi o nosso conhecido José Dias da Silva (que deixou o seu trabalho de docente e investigador na Universidade de Coimbra para se dedicar com mais profundidade à família e às tarefas eclesiais e sociais). A inauguração provocou-lhe uma reflexão que enviou para o jornal "Correio de Coimbra" e que transcrevemos na íntegra:

Continuar... [Será que Jesus disse tal barbaridade ?]
 
Alargar e consolidar a rede Versão para impressão
Sábado, 06 Fevereiro 2010 23:41

20100206_Trafficking_Persons_Report_2009No seguimento dos compromissos assumidos pelos participantes no X Encontro de Agentes Sócio-Pastorais das Migrações foi constituída uma equipa de trabalho, formada por representantes de instituições que trabalham neste campo. Teve a sua primeira reunião com a presença de Fr. Francisco Sales Dinis (OCPM), Dr. José Cordeiro (Caritas), Dra. Fernanda Reis (Pastoral dos Ciganos), Ir. Júlia Barroso e Ir. Maria Julieta Dias (CAVITP).

Continuar... [Alargar e consolidar a rede]
 
Combate à Pobreza nas suas manifestações Versão para impressão
Segunda, 25 Janeiro 2010 18:38

O combate deste Ano Europeu

20091217_Marcha_contra_a_PobrezaEstamos no "Ano Europeu do Combate à Pobreza e à Exclusão Social". Chamando a atenção para essa ideia organizou-se uma "Marcha" no dia 17 de Dezembro, que partiu do Largo de Camões e se dirigiu à Rua Augusta até junto da lápide com a frase do Pe. Wresinski lembrando ao passante que onde existir pobreza aí existe violação dos direitos humanos.

Continuar... [Combate à Pobreza nas suas manifestações]
 
Combater o tráfico de pessoas: uma nova missão da Igreja Versão para impressão
(1 Vote)
Terça, 19 Janeiro 2010 14:15

20100119_humantraffickingA Conferência dos Institutos Religiosos em Portugal (CIRP) decidiu criar a Comissão de Apoio às Vítimas de Tráfico de Pessoas (CAVIPT). Para o Presidente da CIRP, Pe. Manuel Barbosa, esta decisão, no ano de 2008, resulta da descoberta de "novos espaços teológicos e sociais" que a Vida Religiosa em Portugal foi "convocada para assumir".

Agir em "defesa da dignificação das vítimas de tráfico" é o objectivo da CAVIPT, que desenvolve acções concretas de presença solidária. A promoção da formação específica, o conhecimento da dimensão do problema em Portugal e no mundo e a sensibilização da Vida Consagrada para o tráfico de pessoas são acções já desenvolvidas pela rede CAVIPT. Ela pretende também unir esforços entre as Congregações e realizar acções de prevenção em meios educativos". Para além de ter participado em cursos de formação promovidos pela Organização Internacional das Migrações (OIM) e noutros sobre o Plano Nacional de Luta contra o Tráfico de Pessoas, a CAVIPT acompanha o problema pela realização de reuniões mensais e assinalando a celebração do Dia Europeu contra o Tráfico (18 de Outubro).

Continuar... [Combater o tráfico de pessoas: uma nova missão da Igreja]
 
Mais artigos...
<< Início < 21 23 24 25 26 27 28 29 30 > Final >>

Pág. 21 de 34