Audição Pública - “Migrações: um olhar sobre a actualidade” Versão para impressão
Terça, 02 Junho 2009 18:10

20090606_audicao_publicaO FORCIM - Fórum de Organizações Católicas para Imigração promove uma Audição Pública sobre as migrações no contexto socioeconómico actual, a realizar no dia 6 de Junho, no Auditório do Colégio de S. João de Brito, no Lumiar-Lisboa, com início às 10 horas.

Pretendemos escutar diferentes sensibilidades: emigrantes, imigrantes, autóctones, representantes de algumas instituições fundamentais para o processo de acolhimento e integração, a fim de conhecer, provocar diálogo, levantar questões e quem sabe encontrar algumas respostas. Preocupa-nos o modo como a crise está a afectar os migrantes; nomeadamente as tensões sociais, habitação, (des) emprego, educação. Interessa-nos desmontar estereótipos, tabus e mitos que promovem a discriminação, exclusão, xenofobias e racismos.

Acreditamos que a Emigração e a Imigração são duas faces de uma mesma moeda, que deverão dar-se mais a conhecer, pois têm muito a aprender uma com a outra e, muitas vezes, o cidadão comum não tem essa perspectiva. Esperamos poder contar com a V. presença para o enriquecimento deste espaço de partilha e reflexão e que é destinado a todos aqueles que na nossa sociedade se interessam por este tema...

Sábado, 6 de Junho de 2009
Auditório do Colégio S. João de Brito - Lumiar - Lisboa
Entrada Livre

Programa

10.00 - Acolhimento
10.30 - Sessão de Abertura: Prof. Eugénio Fonseca, Presidente da Cáritas Portuguesa
10.45 - Painel: Doutrina Social da Igreja / Contexto das Migrações
Moderador - Dr. André Costa Jorge, Director do JRS
Pe. José Manuel Pereira Almeida - "Doutrina Social da Igreja"
Dra. Ana Varela - "Sinopse da Lei de Imigração: algumas questões"
Dra. Maria do Rosário Farmhouse - "Plano de Integração de Imigrantes e balanço de algumas campanhas em prol do diálogo intercultural e resolução de conflitos"
11.30 - Intervalo
12.00 - Painel de Testemunhos de Imigrantes
Moderadora - Dra. Eugénia Quaresma, Adjunta da OCPM
Natasha Marjonovich, Paulo Mendes, Paulo Sadokha, Gustavo Behr
13.00 - Almoço
14.30 - Apresentação do Blog do FORCIM
14.45 - Debate sobre as problemáticas ligadas às Migrações
Moderadora - Jacinta Oliveira, jornalista da Rádio Renascença
Imigrante em Portugal - Felismina Mendes
Emigrante Português em França - José Coutinho da Silva
Serviço de Estrangeiros e Fronteira - (a confirmar o nome)
Secretaria de Estado das Comunidades Portuguesas - Dr. Eduardo Saraiva
Autoridade para as Condições de Trabalho - Dra. Maria José Cardoso, Subinspectora Geral.
Ministério da Educação - Dra. Jesuína Ribeiro
16.15 - Encerramento - Fr. Francisco Sales Diniz, Director da Obra Católica Portuguesa de Migrações
16.30 - Momento Musical com "Os Pequenos Cantores da Pontinha"

Objectivos: Escutar, Mobilizar a Sociedade Civil, Sensibilizar e Formar

Destinatários: Comunidades Cristãs, Associações de Imigrantes, Instituições que trabalham com migrantes, Estudantes, Agentes Pastorais, Meios de Comunicação Social, Público em geral
Organização do Forum das Organizações Católicas para a Imigração (FORCIM): Capelania da Comunidade dos Africanos, Capelania da Comunidade Brasileira, Caritas Portuguesas, CEPAC - Centro Padre Alves Correia, Comissão Nacional Justiça e Paz, Comissão Justiça e Paz dos Religiosos, Coordenação Nacional dos Imigrantes Ucranianos, Fundação Ajuda à Igreja que Sofre, Liga Operária Católica / Movimento de Trabalhadores Cristãos, Rede Hispano Lusa de Mulheres Vítimas de Tráfico, Serviço Jesuíta aos Refugiados, Obra Católica Portuguesa de Migrações.

Informações: Obra Católica Portuguesa de Migrações (OCPM), Quinta do Cabeço, Porta D, 1885-076 Moscavide; Tel. 21 88 55 470; Fax 21 88 55 469; Email Este endereço de e-mail está protegido de spam bots, pelo que necessita do Javascript ativado para o visualizar , ou, Serviço Jesuíta aos Refugiados (JRS), Rua 8, nº 59, Alto do Lumiar, 1750 Lisboa; Tel. 21 75 52 790; Fax 21 75 52 799; Email Este endereço de e-mail está protegido de spam bots, pelo que necessita do Javascript ativado para o visualizar
Nota - Sendo a Audição de entrada livre e não havendo a exigência de uma inscrição, é imprevisível o número de participantes, por isso o almoço é livre. À volta do Colégio existe um conjunto enorme de estabelecimentos onde as pessoas podem almoçar. Porém, uma vez que estamos nas vésperas dos santos populares e é o tempo da tradicional sardinhada, o JRS propõe-se organizar o almoço de sardinha e da entremeada, ao preço de cinco euros, incluindo bebida, para todos os que queiram. Para participar neste almoço é necessário inscrever-se, a fim de sabermos o número de pessoas e haver comida suficiente para todos. As inscrições para o almoço devem ser feitas para os contactos acima indicados. No momento de chegada será feito o pagamento onde será entregue uma senha.