Inscreva-se na Newsletter

Inscreva-se na nossa Newsletter e receba actualizações e notícias da CJP-CIRP no seu e-mail.




Contador de visitas

mod_vvisit_counterHoje138
mod_vvisit_counterOntem245
mod_vvisit_counterEsta semana835
mod_vvisit_counterÚltima semana1798
mod_vvisit_counterEste mês5661
mod_vvisit_counterÚltimo mês4711
mod_vvisit_counterTotal699408

Visitantes Online: 4

Login

Os Magos não chegaram Versão para impressão
Quarta, 06 Janeiro 2010 16:50

Atenção ! Avisa-se que neste ano o Menino Jesus ficará sem presentes.

"Cremos que, hoje, se Jesus e sua família quisessem vir ter convosco, provavelmente seriam detidos na fronteira e expulsos ou repatriados"

À primeira vista parece apenas mais um presépio. Mas é um presépio especial na catedral de Agrigento (Itália). Com o clássico presépio mas sem os Reis Magos. Em seu lugar, um cartaz que reza assim: "Atenção! Avisa-se que neste ano o Menino Jesus ficará sem presentes. Os Reis Magos não poderão trazê-los porque foram detidos na fronteira e expulsos, como os demais imigrantes".

A iniciativa da diocese italiana conta com a bênção do arcebispo Francesco Montenegro. O seu objectivo é fazer reflectir a gente sobre o acolhimento e o tratamento que damos na Europa aos imigrantes sem papéis. Porque, como dizem os organizadores do mesmo, "cremos que, hoje, se Jesus e sua família quisessem vir ter connosco, provavelmente seriam detidos na fronteira e expulsos ou repatriados ".

O presépio, colocado no interior da catedral, já foi visitado por milhares de pessoas. Além disso já passou para a comunicação social, com o que está conseguindo com êxito o seu objectivo de consciencializar a sociedade sobre a imigração. Uns bendizem a iniciativa e outros a qualificam de provocação e de atentar contra a sagrada tradição do presépio.

RD - José Manuel Vidal, 6 de Janeiro de 2010