Conferência de Copenhaga Versão para impressão
Segunda, 07 Dezembro 2009 12:58

A Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas de 2009, também chamada Conferência de Copenhague ou Cimeira de Copenhaga (oficialmente United Nations Climate Change Conference ou COP15) irá realizar-se entre os dias 7 e 18 de Dezembro de 2009, em Copenhaga, Dinamarca. Esta cimeira, organizada pelas Nações Unidas, pretende reunir os lideres mundiais para discutir como reagir às mudanças climáticas actuais. É a 15ª conferência realizada pela UNCCC (Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima).

O Conselho das Conferências Episcopais da Europa (CCEE) e a Conferência das Igrejas Europeias (KEK) escreveram uma carta conjunta na qual assinalam que os desafios de Copenhaga "não têm apenas a ver com as vertentes técnicas das mudanças climáticas: ética, cultura, fé e religião são elementos substantivos".

Deixam as seguintes indicações:

"Encorajamos as Igrejas e os cristãos na Europa a tomar acções apropriadas para abordar o desafio das mudanças climáticas, nas próximas semanas. Encorajamo-los a abordar os seus respectivos governos, convidando-os, com corajosa generosidade, a tomar acções fortes para mitigar os efeitos das mudanças climáticas. O impacto da crise económica não deve ser uma desculpa para evitar acção efectiva na protecção do ambiente"


Para mais informações visite: http://en.cop15.dk


Vídeo de apresentação da Cimeira:
"Please help the World" (Por favor, socorra o Mundo)