Inscreva-se na Newsletter

Inscreva-se na nossa Newsletter e receba actualizações e notícias da CJP-CIRP no seu e-mail.




Contador de visitas

mod_vvisit_counterHoje157
mod_vvisit_counterOntem626
mod_vvisit_counterEsta semana1982
mod_vvisit_counterÚltima semana0
mod_vvisit_counterEste mês4241
mod_vvisit_counterÚltimo mês12050
mod_vvisit_counterTotal647773

Visitantes Online: 7

Login

Um sermão que vale a pena ouvir Versão para impressão
Terça, 17 Abril 2012 23:18

MontesinosO sermão de Montesinos

No passado dia 21 de Dezembro completaram-se 500 anos anos de um sermão que marcou uma época e continua a ser uma referência para os tempos em que vivemos: foi o sermão, preparado em conjunto pelos frades dominicanos Pedro de Córdoba, António Montesinos, Bernardo de Santo Domingo e Domingo de Villamayor, mas que foi pronunciado por Montesinos na ilha de La Española (hoje República Dominicana).

Constitui uma marca para a época na medida em que "contribuiu para uma tomada de consciência decisiva num momento da história que poderia ser qualificada como uma nova era, a era da globalização"(Fr. Bruno Cadoré, OP). Mas também uma denúncia que mantém plena actualidade quando "muitos seres humanos continuam invisíveis e sem voz perante os mercados de hoje: vidas traçadas pela violência, pelo tráfico de drogas, pela exploração de todo o tipo de trabalho, sem qualquer alternativa" (Fr.Pedro Alonso, OP).

Foi uma voz profética por parte dos dominicanos de La Española, porque, imitando Jesus de Nazaré, não tiveram medo de chamar à barra os poderes humanos que pisam a humanidade.

Por isso a data não foi passada em silêncio. Ao lado em Espanha e aqui em Portugal revitalizou-se a ideia de que há que assumir a responsabilidade comum de construir uma humanidade para e com todos, seguindo as pegadas dos tais frades "que se colocaram ao lado daqueles que o mundo queria esquecer, mesmo quando sem eles seria impossível buscar honestamente a verdade".

romeroDentro deste contexto celebrativo o ISTA (Instituto São Tomás de Aquino) vai organizar um curso livre sobre "A espiritualidade da Justiça e da Libertação: a figura de Monsenhor Óscar Romero, Arcebispo de El Salvador. Uma visão holística ".

Este curso integra um total de 10 sessões, que vão desde 19 de Abril até 21 de Junho, todas as quintas-feiras, das 18 às 20 p.m., no Convento de São Domingos de Lisboa (Rua João de Freitas Branco, nº 12, à saída do Metro de Alto dos Moinhos).

Será orientado pelo fr. Rui Manuel Grácio das Neves, OP, que estudou e viveu durante 15 anos na América Latina.

O preço do curso será de 40 euros, sendo o preço por sessão de 5 euros.

Pode ver o vídeo abaixo, clicando