Inscreva-se na Newsletter

Inscreva-se na nossa Newsletter e receba actualizações e notícias da CJP-CIRP no seu e-mail.




Contador de visitas

mod_vvisit_counterHoje525
mod_vvisit_counterOntem609
mod_vvisit_counterEsta semana2753
mod_vvisit_counterÚltima semana3029
mod_vvisit_counterEste mês8083
mod_vvisit_counterÚltimo mês10312
mod_vvisit_counterTotal438106

Visitantes Online: 8

Login

Dia Europeu da Luta contra o Tráfico Versão para impressão
Segunda, 17 Outubro 2011 22:51

18 de Outubro

TH3TESTEMUNHAR
"A liberdade tem estado, de alguma forma, fora do meu alcance. Desde a inocência da minha infância a liberdade e muitos direitos me foram recusados e retirados. A liberdade é um direito básico e eu vou fugir quantas vezes eu puder de modo a respirar a sua doce brisa que acalma o meu coração ferido" (uma vítima europeia do tráfico)

COMUNICAR
A comunicação influencia o ser humano até à profundidade.
Somos permanentemente influenciados e influenciamos pelas relações que estabelecemos.
A própria santidade de Deus se manifesta numa íntima comunicação de Si, benigna e profusa, atenta e receptiva.
Comunicar o quê ?
Amor, ternura, necessidades, inquietações, desabafos, iniciativas...

AGIR
O dia 18 de Outubro pretende comunicar uma REALIDADE.
Diz Um ditado português: "Olhos que não vêem, coração que não sente" , ou ainda: "Longe da vista, longe do coração"; e continua a milenar sabedoria do povo: "Quem não aparece, esquece". Precisamos do contacto humano para que o coração se sensibilize e se compadeça.
Por isso urge, pelo menos um dia nos 365 do ano, olhar, ouvir, ousar tocar uma fonte imensa e impune de sofrimento: o Tráfico Humano.
Nem todos poderão estar no terreno, nem todos poderão combater nos tribunais e instâncias judiciais, mas todos podem lembrar, comunicar, rezar e despertar para sinais que, identificados, poderão tornar-se encaminhamento ou denúncia.
Uma vez um homem confessou que ia suicidar-se numa ponte pois a vida lhe era insuportável; alguém no seu caminho lhe sorriu e deu os bons dias; o homem chorou, adiou os seus intentos e veio a ser feliz. Isto é possível fazer. Mas é preciso estar atento !

RECURSOS
Há várias estruturas que se comprometem na luta contra o tráfico e a exploração humanos.  Para assinalar este dia 18 de Outubro de 2011 damos a conhecer uma delas, a RENATE (Religious Networking Against Trafficking na Exploitation).
Esta fundação promoveu uma conferência ao nível europeu entre os dias 4 e 9 de Setembro passado. A reunião de 79 participantes (incluindo a CAVITP) comprometidos nesta problemática apresentou a missão em curso, a troca de experiências e a necessidade premente da integração da diversidade para uma acção eficaz (membros de diferentes culturas, nacionalidades, raças e religiões).
Algumas propostas muito concretas surgiram para quem puder dar um pouco de si. Difundir a sinalização deste dia ou mesmo integrar iniciativas recentes. A propósito dos Jogos Olímpicos de 22012, em Inglaterra, cuja mobilização de pessoas acarreta a mobilização de tráfico, foi criado um site para conjunção de esforços em que, cada um onde está, pode ter um papel activo nesta campanha: www.stopthetrafficking.org/resources/travelalert
A RENATE projectou para este dia:
- uma carta sobre o Tráfico para o Papa Bento XVI;
- cópias desta carta para as Conferências Episcopais;
- divulgação de uma homilia para sinalizar o 18 de Outubro;
- uma oração sobre o Tráfico traduzida em várias línguas;
- apresentar um representante/embaixador destra causa em Bruxelas;
- divulgação do enderço electrónico: www.renate-europe.net;

BOA NOVA
"Eu bem vi a opressão do meu povo..., e ouvi o seu clamor...; conheço, na verdade, os seus sofrimentos. Desci a fim de o libertar... e de o fazer subir desta terra para uma terra boa e espaçosa, para uma terra que mana leite e mel".

SAUDAÇÃO
Desejamos a todos os leitores um dia feliz.
Procuramos cocnvosco que seja uma felicidade repartida.
Paz e Bem.

Isabel Balbino, fmm
membro CAVITP (Conferência de Apoio às Vítimas do Tráfico de Pessoas)