Inscreva-se na Newsletter

Inscreva-se na nossa Newsletter e receba actualizações e notícias da CJP-CIRP no seu e-mail.




Contador de visitas

mod_vvisit_counterHoje54
mod_vvisit_counterOntem697
mod_vvisit_counterEsta semana2979
mod_vvisit_counterÚltima semana3029
mod_vvisit_counterEste mês8309
mod_vvisit_counterÚltimo mês10312
mod_vvisit_counterTotal438332

Visitantes Online: 6

Login

2 semanas marcantes Versão para impressão
Sábado, 09 Outubro 2010 23:16

Ide por todo o mundo

Temos 3 Domingos que balizam 2 semanas fortemente marcadas pela visão da construção do Reino, de um mundo novo marcado pela justiça e pela fraternidade.

ONUNeste primeiro Domingo -10.10.10 - recordamos o Compromisso do Milénio, assumido pelos 189 Estados Membros da Assembleia Geral das Nações Unidas.

 

Recordamos e avaliamos, sabendo que faltam 5 anos para atingirmos a meta proposta. E pelos vistos é preciso muito interesse, muita força e muita pressão para que o nosso mundo não dê uma figura de fracassado.

No Domingo seguinte - 17.10.10 - celebra-se o Dia Internacional para a Erradicação da Pobreza, reconhecido como tal pelas Nações Unidas em 1992, mas já antes, no dia 17.10.1987, celebrado como o 1º dia para a Recusa da Miséria, quando, em Paris, foi colocada uma lápide na Praça dos Direitos Humanos, no Trocadéro. (Lembremo-nos de que existe uma réplica dessa mesma lápide na cidade de Lisboa, junto ao Arco da Rua Augusta). Ano_EuropeuO pensamento e o dinamismo do P. Wresisnki continuam vivos no Movimento "ATD Quart Monde" -www.atd.quartmonde.org . Consultando o site podemos ter uma ideia de quanto se faz e também encontrar sugestões para o que nós podemos fazer, como assinar o Apelo "Unir-se para um Mundo sem Miséria". Não podemos esquecer que estamos também a viver o "Ano Europeu do Combate à Pobreza e à Exclusão Social".

missesNo terceiro Domingo - 24.10.10 - celebra a Igreja o Dia Mundial das Missões, com a consciência de que a Missão de anunciar o Evangelho é uma dimensão transversal e necessária no viver e no agir do cristão, também na luta contra a miséria e pela libertação e elevação das condições de vida digna. Todos os baptizados participamos na missão da Igreja: Construir a comunhão. Diz a mensagem do Papa para este dia: "A construção da comunhão eclesial é a chave da missão".

São muitas as iniciativas, tanto a nível internacional, como a nível local. Não fazer nada é deixar e deixar-se definhar.


O Desafio Miqueias tem sido muito activo na sensibilização para os assuntos da Justiça e da Paz
Veja este Video colocado no Yutube

 

São muitas as iniciativas, tanto a nível internacional como a nível local. Não fazer nada é deixar e deixar-se morrer.