Inscreva-se na Newsletter

Inscreva-se na nossa Newsletter e receba actualizações e notícias da CJP-CIRP no seu e-mail.




Contador de visitas

mod_vvisit_counterHoje415
mod_vvisit_counterOntem475
mod_vvisit_counterEsta semana415
mod_vvisit_counterÚltima semana2337
mod_vvisit_counterEste mês8121
mod_vvisit_counterÚltimo mês7543
mod_vvisit_counterTotal481688

Visitantes Online: 8

Login

Campanha de Natal «10 Milhões de Estrelas» Versão para impressão
Quarta, 25 Novembro 2009 17:19
A Cáritas Portuguesa apresentou pelo sétimo ano consecutivo, a iniciativa "10 Milhões de Estrelas - Um Gesto pela Paz" que este ano, a título excepcional, criou um projecto específico para ajudar as vítimas da crise em Portugal - o Fundo de Apoio aos Novos Desempregados.

Segundo refere a organização católica na sua página oficial, o projecto de Natal "consiste numa iniciativa de angariação de fundos a nível nacional, através da venda de velas pelo preço simbólico de 1 Euro, cujo resultado final reverte a favor dos mais necessitados, aqueles que, no decorrer deste ano, ficaram sem meios de subsistência por causa da alarmante vaga de desemprego.

Das verbas recolhidas com a venda das velas, 35% serão especialmente canalizadas para o Fundo de Apoio aos Novos Desempregados e suas famílias; os restantes 65% serão aplicados, por cada uma das Cáritas Diocesanas, em projectos nacionais direccionados para a mesma temática.

"Num ano marcado pelo agudizar de uma crise económica gravíssima, com dolorosos reflexos na vida dos cidadãos mais carenciados, a operação "10 Milhões de Estrelas - Um Gesto pela Paz 2009" assume um papel premente na resposta a um conjunto de novas situações de grande carência que atingiram pessoas por todo o país", afirma Eugénio Fonseca, Presidente da Cáritas.

No dia 6 de Dezembro, realizar-se-á, no Santuário de Fátima, uma Eucaristia presidida por D. Carlos Azevedo alusiva aos "10 Milhões de Estrelas - Um Gesto Pela Paz", com a presença das Cáritas Diocesanas que, nessa data, estarão em Fátima, reunidas em Conselho Geral. Para o dia 19 de Dezembro está agendada a já habitual Manifestação Pública que reunirá pessoas por todo o país, num apelo solidário à Paz no mundo.

Contando com o apoio activo das Cáritas Diocesanas de Portugal, esta acção volta a desafiar todos os cidadãos portugueses, independentemente das suas convicções religiosas ou políticas, a adquirirem e a acenderem, no próximo Natal, uma vela da Cáritas, símbolo do desejo de Paz para o Mundo.

História

É no ano de 2003 que, pela primeira vez, Portugal adere à operação "10 Milhões de Estrelas", uma iniciativa de génese francesa que, desde a década de 90 tem vindo a ganhar espaço e visibilidade por toda a Europa. A proposta da Cáritas Portuguesa foi aceite com entusiasmo por várias Cáritas Diocesanas que, desde logo, responderam ao desafio de implementar esta operação, sensibilizando toda a população para a importância dos valores da Paz, Solidariedade e Reconciliação.

Volvidos sete anos, a operação "10 Milhões de Estrelas" continua a ser uma importante campanha de ajuda aos mais desfavorecidos, quer a nível nacional, quer em diversos países em vias de desenvolvimento. Muitos foram os projectos de sucesso, repletos de sorrisos e sonhos infindáveis - conheça as iniciativas que levámos a cabo nos últimos anos e junte-se a nós nesta nobre causa, onde esperança e realidade andam sempre de mãos dadas.